W.Riga

Reflexões e pensamentos de um criador de conteúdo, microinvestidor, neurodivergente, TDA, nostálgico e fazedor de arte. 🙂

Marketing Linguístico

*Texto & Arte: William Riga 

Marketing Linguístico é uma estratégia psicológica de marketing usada para planejar, organizar e utilizar as palavras de forma astuciosa e racional para promover uma causa, uma ideia ou um produto.

É uma técnica de persuasão publicitária que pode ser usada para diferenciar uma ideia da concorrência e criar conexões emocionais positivas ou negativas com seu público-alvo.

Valendo-se de técnicas baseadas em Psicologia, Programação Neurolinguística (PNL) e no funcionamento do subconsciente e de outras áreas do conhecimento humano, uma campanha de Marketing Linguístico envolve a escolha cuidadosa das palavras, frases e até o tom de voz que serão usados para comunicar a mensagem desejada ao público-alvo, direcionando e focando o pensamento das pessoas para o ponto que se deseja promover. 

Para funcionar de forma eficiente, a linguagem utilizada costuma ser alinhada, única, focada, planejada e assertiva. 

Muitas empresas (e alguns grupos ideológicos/políticos) conseguem aplicar a técnica com muito sucesso, tanto positiva quanto negativamente, criando slogans e “notícias” que atraem a atenção do público e mantém seus nomes e ideias em alta na mente das pessoas, chegando a, inclusive, direcionar ações e comportamentos sociais sem que sejam sequer notados pelas pessoas envolvidas. 

Nesse contexto, a colocação das palavras é pensada de forma estrategicamente racional para atrair, persuadir e engajar as pessoas, criando uma conexão emocional entre a mensagem enviada e a mente de quem a recebe. 

O Marketing Linguístico tem sido amplamente utilizado em campanhas publicitárias, campanhas políticas, notícias publicadas pela imprensa, manifestações públicas, mídias sociais, sites e páginas de vendas de produtos, entre outras áreas. 

“A propaganda não engana as pessoas, ela apenas as ajuda a enganarem-se a si mesmas.”
(Eric Hoffer)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *